Rare Exports: A Christmas Tale é um thriller finlândes de humor negro que vai mudar sua opinião sobre Papai Noel. O diretor e roteirista Jalmari Helander desenvolveu a película segundo a origem nórdica do Santa Claus que não tem absolutamente nada a ver com a versão boazinha criada pela Coca-Cola no início do século.

Durante uma entrevista realizada no Festival Internacional de Locarno (Suiça) em agosto – onde o filme foi exibido e abocanhou alguns prêmios -, Helander explicou que sua inspiração para o tema foram lembranças de sua infância:
[pull_quote_center]Muitos, em meu país, acreditam que Papai Noel surge na noite de Natal não para dar presentes, mas sim para castigar as crianças que se comportaram mal durante o resto do ano que passou. É uma espécie de bicho-papão![/pull_quote_center]
Tudo começa numa escavação nos montes Korvatunturi (na Finlândia), onde um trio de caçadores encontra o Papai Noel original congelado num grande bloco de iceberg. Dispostos a ganhar dinheiro fácil, resolvem vender o “bom” velhinho para estrangeiros que estão fazendo pesquisas arqueológicas no local. O trailer lembra muito O Enigma de Outro Mundo de John Carpenter. Confira abaixo:

A brincadeira com o tema não é novidade. A ideia para o longa veio depois que dois vídeos também dirigidos pelo realizador Helander fizeram sucesso em festivais especializados e viraram hits na internet. Rare Exports: A Christmas Tale é uma espécie de prequel dos curtas. O longa estreia na Finlândia no dia 3 de Dezembro de 2010. Ainda não há datas definidas para lançamento no resto do mundo.