Gente Grande

O comediante, ator, produtor, roteirista, músico e compositor Adam Sandler é um sujeito de muito prestígio em Hollywood. E muito querido também. Só isto pode explicar como ele conseguiu arrastar seus antigos colegas do Saturday Night Live para este Gente Grande, uma comédia medíocre que mais parece um sketch malfeito (e longo) do já citado programa humorístico televisivo.

O roteiro ridículo escrito por Sandler e Fred Wolf (veterano escritor do SNL) é uma grande piada – no pior sentido da palavra – lembrando, muitas vezes, o igualmente tenebroso Encontro de Casais, com Vince Vaughn. Aliás, chamar de “roteiro” este plano maquiavélico para usar o dinheiro do estúdio e ir passear com os amigos enquanto se finge que está trabalhando, é uma ofensa a classe dos escritores.

Lenny Feder (Adam Sandler), Eric Lamonsoff (Kevin James), Kurt McKenzie (Chris Rock), Marcus Higgins (David Spade) e Rob Hilliard (Rob Schneider), são cinco amigos que não se encontravam há trinta anos mas que voltam a se reunir no funeral do seu antigo treinador de basquete. O grupo decide então alugar uma casa de veraneio para passar o feriado da Independência dos Estados Unidos, relembrar os velhos tempos e partilhar às novas vidas.

Sandler usa a amizade como temática central, mas a história nunca é desenvolvida com muita habilidade ou criatividade. O que sobra são personagens caricatos recitando bobagens e fazendo comentários indiscretos, onde todo o elenco é mal aproveitado tanto individualmente quanto em conjunto. Salma Hayek e Steve Buscemi são os responsáveis pelas momentos mais constrangedores do longa, enquanto David Spade é o único ator que oferece uma performance cômica minimamente razoável.

Entre as dezenas de piadas (politicamente incorretas) sobre alcoolismo, sexo e obesidade, pouquíssimas se salvam. Entretanto, o que torna o desperdício ainda mais imperdoável, é perceber que existe uma química preciosa entre os cinco atores principais e que todos se divertem bastante durante o filme. Uma pena que nós, espectadores, não possamos dizer o mesmo. Vamos torcer para que estes amigos não se encontrem novamente!

(1.5/5)
Gente Grande (Grown Ups)
Estados Unidos, 2010 – 102 min.
Direção: Dennis Dugan. Roteiro: Adam Sandler e Fred Wolf.
Elenco: Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, Rob Schneider, David Spade, Salma Hayek.