A comédia Os Vampiros que se Mordam (Vampires Suck), só estreou nos cinemas gringos no dia 18 de agosto mas já é um campeão de audiência desde o mês passado. Isso mesmo, você não leu errado. Uma cópia inacabada do longa vazou na internet e, de acordo com o site Torrent Freak, já foram mais de 120 mil downloads.

Em março de 2009, a mesma Fox foi mordida quando uma cópia de X-Men Origens: Wolverine caiu na grande rede, um mês antes de chegar aos cinemas. Relatos sugerem que mais de um milhão de pessoas viram a cópia workprint. O incidente atraiu atenção nacional, cabeças rolaram na administração da Fox (pelo visto, ainda faltam outras) e eventualmente um golpe na empresa. Apesar da confusão, nunca ficou claro exatamente como o filme inacabado foi parar na internet (também não ficou claro o quanto a pirataria influenciou na vendagem de ingressos).

Agora enfrentando um novo vazamento, o departamento jurídico do estúdio da raposa ficou discretamente mais agressivo, mandando notificações para sites de downloads e o Google. Eles provavelmente querem evitar o destino da paródia de 2004, Soul Plane, que acabou gerando uma investigação do FBI depois que versões piratas inundaram o mercado negro semanas antes da estreia. O longa é eventualmente citado como um dos primeiros filmes de Hollywood a sofrer o impacto da pirataria digital.

Algo semelhante aconteceu com o nacional Tropa de Elite em 2007. O filme ganhou enorme repercussão depois que cópias piratas passaram a circular entre camelôs e downloaders antes do lançamento nos cinemas. Na época, houve até quem pensasse que o vazamento havia sido proposital, uma jogada de marketing inovadora para promover a obra.

Vampires Suck é dirigido por Jason Friedberg e Aaron Seltzer, os mesmos responsáveis pelas paródias Espartalhões, Todo Mundo em Pânico e Superheróis – A Liga da Injustiça. Desta vez, a dupla tira sarro da Saga Crepúsculo e outras fitas de vampiros. Assista abaixo o trailer desta bobagem que chega aos cinemas brazucas no dia 1º de outubro:

Fontes: UOL Cinema / Pipoca Moderna