Elaborei esta lista para ajudar na digestão de A Origem, depois de encontrar durante a projeção e em alguns fóruns aqui na web, muitos espectadores quebrando a cabeça para entender o “filme cebola” (não faz você chorar, mas vem em camadas!) de Christopher Nolan. A ficção não é nenhuma esfinge esperando ser decifrada, mas, se você tem medo de ser devorado(a), assistir alguns dos filmes abaixo pode facilitar sua compreensão.

10. Vanilla Sky (EUA 2001): Seria muito melhor indicar o original Abre Los Ojos (Preso na Escuridão), do que esta refilmagem, mas, visto que o longa dirigido por Alejandro Amenábar é difícil de encontrar nas locadoras, esta versão americanizada comandada por Cameron Crow dá pro gasto. Tom Cruise interpreta um ricaço que após sofrer um acidente de carro e ter seu rosto desfigurado, começa a confundir realidade e fantasia de forma assustadora.

9. A Hora do Pesadelo 3 (A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors, EUA 1987). A esta altura do campeonato, todo mundo já conhece o monstrengo Freddy Krueger, capaz de entrar no sonho das pessoas e assassiná-las enquanto dormem. A ideia de várias pessoas compartilharem o mesmo sonho é “explicada” nesta segunda sequência do obra de Wes Craven, onde a sobrevivente Nancy (Heather Langenkamp) agora é uma pesquisadora do sono em um hospital psiquiátrico administrando uma terapia onde ensina os pacientes a controlar seus pesadelos.

8. Alucinações do Passado (Jacob’s Ladder, EUA 1990): Jacob (Tim Robbins) é um ex-soldado no qual a Guerra do Vietnã deixou marcas profundas e irreversíveis. Constantemente ele vê seres estranhos ameaçando-o de morte, com suas lembranças do passado ao lado de sua família se misturando a alucinações desconexas de algo que aconteceu na guerra e que alterou radicalmente sua percepção da realidade. Contando apenas com o apoio de sua namorada e de um amigo, Jacob tenta descobrir a causa verdadeira de seus delírios.

7.  EXistenZ (EUA/Canadá/Inglaterra, 1999): Nesta doideira dirigida por David Cronenberg, Jennifer Jason Leigh é uma designer de realidade virtual criadora do game-título – onde os jogadores se conectam através de um plug na coluna vertebral – vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos. Durante a fuga, ela junta-se a um segurança novato (Jude Law) e os dois experimentam um mundo onde os limites entre a fantasia e a realidade não existem e nada é o que parece ser.

6. Sonhando Acordado (The Science of Sleep, França/Itália 2006): Filme encantador e poético dirigido por Michael Gondry sobre um sujeito tímido (Gael García Bernal) que vive misturando sonhos com realidade. Quando dorme, ele se transforma num carismático apresentador de TV, explicando sua “ciência dos sonhos” na frente das câmeras de papelão. Apaixonado por sua vizinha (Charlotte Gainsbourg) mas incapaz de alcançar seu coração no plano real, ele usa seu mundo de sonhos para tentar conquistá-la.

5. O Vingador do Futuro (Total Recall, EUA 1990): Adaptação cinematográfica de um conto futurista de Philip K. Dick onde o brucutu Arnold Schwarzenegger faz um sujeito perseguido em sonhos por visões de Marte que, após procurar a agência de viagens Total Reckall – capaz de implantar lembranças em seu cérebro de uma vida que não teve – se vê envolvido numa conspiração interplanetária que pode ou não ser fruto de sua imaginação.

4. A Cela (The Cell, EUA 2000): Jennifer Lopez interpreta uma terapeuta criadora de um avançado estudo neurológico que, misturado com habilidades empáticas e tecnologia de ponta, permite entrar na mente de pessoas catatônicas, no intuito de ajudá-las a voltar a realidade. Quando um terrível serial killer (Vincent D’Onofrio) capturado pelo FBI entra em coma antes de revelar onde aprisionou sua última vítima, a médica concorda em usar o avançado método no vilão, entrando ela própria na mente do assassino.

3. O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher, EUA 2003): Esta adaptação irregular de um livro de Stephen King dirigida por Lawrence Kasdan, ajuda e muito a entender o conceito do “cofre” criado por Nolan. Aqui, quatro amigos de infância ganham poderes paranormais depois de salvar um portador da síndrome da Down, de vândalos adolescentes. Anos mais tarde, em uma acampamento nas florestas do Maine, eles ficam presos em uma violenta e repentina nevasca onde uma força alienígena está prestes a controlar as mentes de todos na cidade onde moram.

2. Morte nos Sonhos (Dreamscape, EUA 1984): Dennis Quaid faz um jovem paranormal que é recrutado por uma equipe médica por seus poderes de penetrar nos sonhos alheios e conseguir influir neles. Através de uma sequência de experiências num centro de pesquisas psíquicas, aperfeiçoa seu dom, sem saber que está sendo manipulado por uma conspiração elaborada para induzir sonhos de uma guerra nuclear no presidente dos EUA.

1. Matrix Reloaded (EUA 2003): Indicar o original seria chover no molhado. Como toda sequência, Reloaded tenta explicar o que não precisa ser explicado e aqui os obcecados por detalhes encontrarão algumas respostas para o conceito do “arquiteto” e a construção dos sonhos/realidade alternativa. Aproveite para rever Neo, Trinity e Morpheus em empolgantes sequências de ação novamente combatendo as máquinas que agora já sabem a localização da cidade de Zion.