Depois de seis anos embaralhando a cabeça dos fãs, Lost, a série de TV criada por Jeffrey Lieber, Damon Lindelof e J. J. Abrams chega ao fim neste domingo, 23 de maio. Verdadeiro divisor de águas entre os que acompanham (e os que tentaram acompanhá-la), Lost tornou-se um fenômeno mundial, gerando as mais loucas e divertidas teorias sobre os mistérios que rondam a ilha mais falada desde “A Ilha da Fantasia”.

O blog Taberna do Smok relembrou algumas das mais absurdas:

É TUDO UMA ALUCINAÇÃO
A realidade da ilha não é exatamente real. Todos os personagens estariam na mente de uma pessoa (pode ser Jack, Hurley ou Walt). Ou todo mundo ainda está no avião tentando sobreviver a uma turbulência violenta e se envolvem numa alucinação coletiva.

A ILHA É UM PORTAL PRA O INFERNO
No episódio mais aguardado e considerado até aqui como o melhor da sexta temporada, essa frase dita por Jacob explicando para Richard Alpert o que seria a ilha foi o ponto mais debatido em fóruns, blogs e sites da série ontem e hoje. Ao mesmo tempo, causou um certo desânimo em vários fãs pelo mundo que preferem o lado mais “científico” de Lost. Isso porque colocou a ilha como uma espécie de “Portal do Inferno”, onde alguém precisa manter o “Mal” isolado de todo o resto.

TUDO É KARMA
Essa já caiu meio por terra, mas alguns ainda defendem. A ilha seria uma espécie de purgatório, e todos estão lá para aprender com seus erros e sofrer por eles. Mas a quinta temporada já nos mostrou que não é isso.

RATOS DE LABORATÓRIO
Os fãs que gostam mais do lado cientíentifico da série defendem a teoria de que a ilha é um grande experimento, e que tudo lá faz parte de uma grande plano de estudo de uma grande e “malvada” companhia, maior até que a própria Dharma.

CAVERNA DO DRAGÃO
Essa é fácil, eles todos morreram e Jacob é o Mestre dos Magos!

OUTRA DIMENSÃO
O tempo corre diferente na ilha em relação a quem está fora. Isto deixou o pessoal que estuda a “teoria das supercordas” e similares maluco. Seria a ilha então ou dimensão, ou um paralelo delas?

O último episódio de Lost que será exibido neste domingo pela rede ABC terá duas horas e meia de duração. A adição de 30 minutos extras aconteceu porque os produtores da série, Damon Lindelof e Carlton Cuse, alegaram ter gravado muito material relevante para a conclusão. A exibição estendida irá alterar a grade de programação da emissora, mudando até mesmo o horário de telejornais.

Após o episódio final, o Jimmy Kimmel Live exibirá um especial intitulado Aloha to Lost. O programa, com uma hora de duração, discutirá o desfecho da série e terá como convidados os principais astros da série. A grande atração da noite não será a presença do elenco, mas a exibição de três finais alternativos de Lost. Coisa séria ou uma última “pegadinha” dos produtores? Só saberemos ha hora.

Por aqui, o último Lost vai ao ar em 25 de maio, dois dias depois dos EUA.