Uma câmera fotográfica digital emprestada, US$ 6 mil e apenas quatro dias de filmagem foram suficientes para o uruguaio Gustavo Hernández realizar La Casa Muda, um filme experimental de horror que tem chamado a atenção da mídia especializada e foi selecionado para participar do Festival de Cannes deste ano onde vai ser exibido com o título The Silent House.

Inspirado em uma história real da década de 1940, quando dois corpos foram encontrados mutilados em uma casa de campo do norte do Uruguai, o longa foca nos últimos 74 minutos das vítimas do assassinato.

A câmara digital utilizada (uma Cannon 5D), especialmente leve e compacta, permitiu maior mobilidade ao diretor gravar e chegar a lugares onde uma câmara de vídeo ou de cinema convencional não caberiam. A altíssima sensibilidade óptica do aparelho, utilizado na função vídeo, permitiu filmar todo o longa com a iluminação bastante reduzida em cada ambiente.

Hernández, que até então só tinha dirigido apenas videoclips e anúncios para televisão, atribui aos blogs e sites de cinema de terror, pelos quais o trailer circulou durante meses, o êxito do filme, que até algumas semanas atrás nem sequer estava acabado e que por enquanto só tinha sido visto por  pessoas alheias à produção. “Os internautas começaram a se interessar por La Casa Muda quando leram sobre como o filme estava sendo feito, de que tratava e toda a história que tinha por trás”, detalhou o diretor em entrevista a agência de noticias EFE.

Hernández tem consciência que a maneira incomum na qual La Casa Muda foi rodado é a grande razão pela qual o júri da Quinzena de Produtores, a seção mais experimental do Festival de Cannes, selecionou a fita. “Até nisso tivemos uma sorte enorme, porque só chegamos lá graças a um jurado do festival que viu nosso trailer pela internet e nos escreveu um e-mail sugerindo apresentá-lo”, lembrou a EFE.

Confira abaixo o trailer legendado e exclusivo:

Fonte: Yahoo Noticias