Um Olhar do Paraiso

Antes do seu lançamento, Um Olhar do Paraíso chegou a ser considerado um dos grandes candidatos ao Oscar e também era aguardado como um dos filmes mais interessantes da temporada. Nenhuma promessa em relação a isso se cumpriu. O filme foi mal recebido pelo público estrangeiro e implodido pela crítica.

O longa é baseado no romance Uma Vida Interrompida de Alice Sabold e conta a história de Susie Salmon (Saoirse Ronan), uma garota de 14 anos, que é brutalmente estuprada e morta pelo vizinho serial killer George Harvey, ao voltar da escola. A jovem vai “morar” numa espécie de paraíso/purgatório e de lá observa seu assassino escapar da polícia enquanto planeja matar novamente. Susie tenta equilibrar seu desejo de vingança com a vontade de rever sua família e amigos. No plano terreno, todos sofrem sua perda sem saber como lidar com a dor.

A visão do paraíso proposta por Jackson é bem parecida com a de outro australiano, Vincent Ward, que dirigiu Amor Além da Vida (1998), estrelado por Robin Williams. A garota passa o tempo todo brincando e pulando ao redor das belas paisagens que formam o psicodélico lugar. Nada de útil ocorre nas terras do além. Enquanto, lá embaixo, várias situações clichês acontecem nesse meio tempo.

A morte de Susie cai como um divisor de águas sobre a narrativa, que assume um tom rancoroso. O roteiro – adaptado pelo próprio Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens – transforma-se numa colcha de retalhos, que já foi melhor aproveitada em outras fitas do gênero pós-morte como Além da Eternidade e Ghost. Porém, se no filme com Patrick Swayze e Demi Moore a história mantinha-se em ascendência, preparando novas surpresas a cada tomada, o longa de Jackson, que começou numa onda de ótimo suspense, vai esfriando paulatinamente.

A performance de Stanley Tucci (indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante), apesar de às vezes soar caricata, é que salva o filme em diversos momentos. Irreconhecível por conta do estranho visual, o ator mais uma vez comprova ser extremamente versátil; sua aparição é intrigante e muito magnética.

Justiça seja feita: Um Olhar do Paraíso não corresponde a expectativa criada, tem poucos lampejos de originalidade, mas não precisa ser taxado como uma obra absolutamente descartável. Não é a catástrofe que a crítica anunciou, foi vítima de grandes ambições por conta da equipe do filme e, mais do que tudo, desfavorecido pela ansiedade envolvendo a adaptação do livro. Talvez, se não fosse dirigido por Peter Jackson, não haveriam tantas exigências e cobranças.

(3/5)
Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones)
Estados Unidos, 2009 – 135 min.
Direção: Peter Jackson. Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens.
Elenco: Rachel Weisz, Mark Wahlberg, Saoirse Ronan, Stanley Tucci, Susan Sarandon.