A Sony Pictures e a Globo Filmes divulgaram ontem o trailer de Chico Xavier – O Filme. Orçado em 7 milhões de reais, o longa é uma das grandes apostas do cinema nacional para 2010. Dirigido por Daniel Filho (dos sucessos de bilheterias Se Eu Fosse Você 1 e 2), a obra promete tratar das histórias de fé e também das polêmicas que envolveram a vida do médium que morreu aos 92 anos em Uberaba (MG) e afirmava conversar com os espíritos.

No papel de Chico, três atores se revezam em épocas distintas: Nelson Xavier (nenhum parentesco), encarna o personagem dos 60 aos 80 anos; Ângelo Antônio dos 20 aos 50; e o ator-mirim Matheus Costa faz as cenas da infância do líder espiritual mineiro.

O elenco também conta com uma série de coadjuvantes globais: Tony Ramos, Paulo Goulart, Ailton Graça, Christiane Torloni, Cássia Kiss, Giovana Antonelli e Pedro Paulo Rangel, entre outros. O roteiro é baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior. Assista:

Em setembro de 2009, o Jornal Extra publicou em seu site uma matéria sobre estranhos “incidentes” que ocorreram durante as gravações do filme. Teve atriz que viu a figura do médium durante uma cena, uma figurante incorporou um espírito e outros mistérios, como a chuva que parava misteriosamente a cada novo dia de filmagem. Confira abaixo alguns trechos:

Em Uberaba fazia um frio horrível e o diretor Daniel Filho disse para ninguém se preocupar porque no dia seguinte faria sol. Não deu outra. Fenômeno parecido aconteceu em São Paulo, quando chovia muito forte em toda a cidade. Só não caiu um pingo no local do set.

No último dia das gravações, Nelson Xavier teve uma crise de choro. Depois, foi para o jardim, sentou num banco e, talvez sem saber, fez o que Chico costumava fazer ali mesmo: apoiar as mãos sobre as pernas e olhar para o céu.

Segundo a atriz Renata Imbriani, que participou do longa, Chico estava perto de Nelson o tempo todo. Ela, que é kardecista, conta que viu o espírito do médium durante uma gravação.

Renata conta também que, certo dia, antes de sair para gravar começou a rezar pedindo proteção. De repente, uma pomba branca entrou na casa e parou bem na frente dela. “Ela só foi embora quando eu saí. Pensei: estou no caminho certo. O tempo inteiro senti uma energia tranquilizadora e muito forte”.

O filme chega aos cinemas no dia 02 de abril, data quando Chico faria 100 anos.