Os 10 Melhores Filmes de 2009

Alguns bons filmes como O Lutador de Daren Aronofsky e Gran Torino de Clint Eastwood não foram considerados para esta lista. Apesar de lançados no Brasil no inicio do ano, são produções de 2008.

10. Vício Frenético (Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans): Esta refilmagem de um longa policial de 1992, traz a melhor interpretação de Nicolas Cage em anos! Palmas para o diretor alemão Werner Herzog que soube conduzir com maestria este conto moderno sobre a desordem social e moral em que vivemos atualmente.

9. Atividade Paranormal (Paranormal Activity): Não há muito mais o que comentar sobre este suspense de um diretor estreante que custou apenas 11 mil dólares, arrecadou mais de 100 milhões nas bilheterias americanas e dividiu o público brasileiro no melhor estilo ame-o ou odeie-o.

8. Star Trek (Star Trek): Eu sou daqueles que sempre preferiram Star Wars a Star Trek. Parabéns para o Sr. J. J. Abrams (o homem por trás do seriado Lost) e sua trupe que souberam “atualizar” a franquia sem barbarizar muito com sua mítica, agradando trekkies e troianos. Esta nova versão é um verdadeiro tônico revigorante, ou como diria o crítico Érico Borgo do Omelete, “um Tonoclen vulcaniano, um Viagra romulano”.

7. Watchmen (Watchmen) – Acusado de ser um longa-metragem sem emoção pelos que não conheciam a graphic novel escrita por Alan Moore e desenhada por David Gibbons, esta talvez seja a melhor e mais fiel adaptação de uma história em quadrinhos já feita para o cinema.

6. Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works): Não é o melhor longa da carreira de Woody Allen, mas ainda assim bem mais interessante que outros filmes de 2009. Incrível ver como as críticas à hipocrisia do moralismo religioso (cristianismo, no caso) podem render piadas antológicas e ainda continuam válidas hoje em dia.

5. Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds): Só o prólogo de 10 minutos já garantiriam um lugar na lista para esta obra-prima de Tarantino. Inteligente, ainda que mantido rigorosamente simples, o roteiro investe no elenco internacional, trazendo gratas surpresas como o sensacional Christoph Waltz. Quentin prova mais uma vez que é senhor de seu ofício e que todos estamos subjugados a ele.

4. Up – Altas Aventuras (Up): Impressionante como o Estúdio Pixar se supera a cada nova animação, seja na técnica, seja no roteiro. O novo longa novamente transcende conceitos como “idade” e “gênero”. Tendo oito ou oitenta anos, não há como não se deliciar e se identificar com as aventuras do rabugento personagem Carl Fredericksen.

3. Avatar (Avatar): Jim Cameron conseguiu novamente. Seu novo filme é mais um marco na história do cinema: visualmente impecável, narrativamente bom e tecnologicamente estonteante. Uma experiência cinematográfica como antes nunca vista (isso mesmo, o marketing não é exagero!) que ainda vai dar muito pano para a manga. E que venham os Oscars!

2. Distrito 9 (District 9): Argumento inventivo, atuações surpreendentes, efeitos visuais incríveis.  Sobram elogios para a obra de estreia do sul-africano Neil Blomkamp, “afilhado” do mago Peter Jackson. O orçamento reduzido não impediu o diretor de criar uma das melhores ficções científicas deste novo século, seja por causa da sua trama recheada de críticas sociais, seja pela inovadora linguagem utilizada no gênero.

1. Preciosa – Uma História de Esperança (Precious): Desde sua primeira exibição em maio no Festival de Cannes, este drama independente produzido por Oprah Winfrey vem arrebanhando prêmios por onde passa e deve concorrer ao Oscar nas principais categorias. Impossível não se sensibilizar com a triste história da adolescente negra, obesa, analfabeta e grávida do segundo produto do incesto cometido por seu pai alcóolatra. A revista Variety estava certa quando afirmou que Precious é “como um diamante — claro, brilhante, mas muito duro”.

  • Ainda ñ entendi pq o filme 2012 ñ se encontra nessa lista, afinal é uma super produção e deixaria alguns dessa lista no chinelo!!!

  • Nem uma referenciazinha discreta ou menção honrosa pra The Hangover, ou 500 Days of Summer? hahahaahah

    Mesmo sem eles, lista tá muito boa!

    • Para Tito: Digamos que "The Hangover" pegaria uma 11ª colocação.
      Para Adeilson: Você deve estar brincando!!!

  • Talves eu seja muito fã de filmes apocalípticos e CG, mas na minha opinião 2012 merecia estar entre os 10!

  • "Você deve estar brincando!!!" – HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA

  • alguns dessa lista não vi, Getro. só não concordo com a inserção de 'Watchmen'. o novo da Pixar, sem dúvida, é o que mais surpreende. e 'Distrito 9' é a melhor surpresa desse 2009. abraço e bom feriadão 🙂

    • Olá, Jenis. Muita gente não gostou mesmo do Watchmen, mas para mim que já tinha lido e relido a graphic-novel trocentas vezes, foi um sonho realizado.

  • PRISCILLA FERRAZ CA

    NÃO GOSTEI!CADE X-MEN ORIGENS WOLVERINE?O MELHOR FILME DO MUNDO VOCÊ NÃO COLOCA!
    RSRSRSRSR!(ANTÔNIO NUNES)

  • Eduardo

    Quererem que 2012 esteje entre os 10 melhores é brincadeira. O filme só vale pelas partes de destruição do mundo, e mesmo assim tem horas que são tão boas assim. O filme chega a um certo ponto que fica muito cansativo.

    Não vi muitos filmes desta lista, e acho que o Bastardos Inglorios devia estar entre os 3 primeiros, pois o filme foi uma obra-prima, ótimo.

    Vou ver se consigo assistir os filmes desta lista que ainda não assisti.

    Abraço.

  • Louis

    Distrito 9, Bastardos Inglórios e Star Trek, foi o trio de ferro do ano passado, um filme mais surpreendente que o outro, Avatar leva mais pro lado de efeitos (que aliás são belíssimos), mas em termos de histórias esses três são os melhores =)

  • IGOR

    pra mim avatar eh clichezudo e nao entra nem entre os 20 do ano..

    pra mim faltou um dos melhores: INIMIGOS PUBLICOS.

    pow!!!

  • haha… eu colocaria o avatar só como menção honrosa. e colocava o 500 na lista.