Bom, pelo menos é o que pensa Hollywood. Basta dar uma olhada na atual safra de filmes estadunidenses para perceber que os gringos estão desesperados… por dinheiro!

Confira abaixo prévias de três longas que pretendem explorar o tema nos próximos meses, começando pelo profético 2012, do megalomaníaco Roland Emmerich (Independence Day, O Dia Depois de Amanhã) que estreia exatamente daqui a um mês, em 13 de novembro:

Em fevereiro de 2010 estreia A Estrada, baseado no best-seller homônimo de Cormac McCarthy (Onde Os Fracos Não Tem Vez) onde Viggo Mortensen faz um dedicado pai que tenta livrar o filho dos perigos de um mundo pós-apocalíptico. Charlize Theron é a mãe do garoto:

E em março, Denzel Washington será um herói solitário encarregado de proteger um livro sagrado que pode conter “a esperança da humanidade” no também pós-apocalíptico O Livro de Eli. Os cenários de uma América destroçada pela guerra, ao que tudo indica, serão apenas pretexto para o protagonista dar porrada sozinho em trocentos bad guys:

Mas o que leva os estúdios a produzir este tipo de filme e o público correr para assisti-los? Freud explica. Segundo o pai da psicanálise, o ser humano possui duas pulsões básicas: o instinto de vida e o de morte. Sendo assim, filmes onde milhões de pessoas são dizimadas ou apenas alguns lutam pela sobrevivência, nos tocam com bastante força.