Getrus Prime via Realidade Aumentada


Aproveitei uma pequena ressaca neste sábado pela manhã e testei esta tal de “realidade aumentada” que tanto vem se celebrando na midia nos últimos meses. Para você que ainda não ouviu falar desta maravilha, trata-se de uma nova tecnologia que proporciona uma forma diferente de visualizar a “realidade”. O sistema reconhece imagens através de uma webcam e projeta sobre elas objetos em 3D ou até mesmo animações.

A tecnologia tem sido aprimorada para se tornar ferramenta de trabalho, mas até agora quem tem deitado e rolado com ela é a indústria de entretenimento. E o resultado é fantástico. As video-captures abaixo foram tiradas do site We Are Autobots, elaborado para promover o filme “Transformers: A Vingança dos Derrotados”. O software insere em seu rosto a máscara tridimencional do Optimus Prime e acompanha com certa desenvoltura todos os seus movimentos. O site também oferece a opção de “robotizar” sua voz.

Fico imaginando se no futuro seremos capazes de assistir filmes com esta tecnologia. Ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em “Matrix” e “Exterminador do Futuro”, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade” e se tornando mais cordiais e responsivas às ações humanas.

Googleando você descobre diversos endereços onde testar a nova tecnologia. Se quiser saber mais como funciona a Augmented Reality, basta visitar o site oficial nacional.

Lembre-se: para que a realidade aumentada funcione no seu PC, seu dispositivo de video precisa estar conectado (e funcionando) e o software “Total Imersion” instalado corretamente. Caso não consiga visualizar as alterações 3D, ou o seu computador é uma carroça  ou existem problemas de interface entre a cadeira e o teclado.

  • Sergio Ximenes

    Cara, demais este troço! Fique impressionado! Se conhecer outros sites, manda aê pra galera!