Os 10 Melhores Filmes Sobre Viagem no Tempo

E se fosse possível viajar no tempo? Tal ato pode ser improvável (remoto, para alguns entusiastas), mas Hollywood já resolveu este empecilho brilhantemente em alguns dos melhores filmes de ficção científica que já assisti. Segue a lista dos meus favoritos:

10. Efeito Borboleta (Butterfly Effect, 2004): Ashton Kutcher é um estudante de psicologia que sofreu diversos traumas de infância e descobre ter o poder de viajar no tempo ao ler o seu antigo diário. Ao tentar “consertar” o passado, cria situações catastróficas no futuro. Uma espécie de De Volta Para o Futuro do lado negro da força.

9. Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993): O comediante Bill Murray é um repórter meteorológico mal-humorado que viaja até uma pequena cidadezinha do interior para cobrir “O Dia da Marmota”, um evento local. Mas algo mágico acontece e ele fica preso no tempo, repetindo sempre o mesmo dia.  Sem pretensões (será?), o diretor Harold Ramis criou uma obra sensível, engraçada e cheia de mensagens subliminares.

8. O Homem do Futuro (Brasil, 2010): Wagner Moura, em mais um trabalho extremamente competente, faz um cientista que acidentalmente cria uma máquina do tempo e, no melhor estilo Marty McFly, volta 20 anos no passado exatamente para o fatídico dia onde deixou escapar o amor de sua vida (Alinne Moraes). Misturando elementos de vários filmes gringos sobre o tema, esta despretensiosa comédia nacional diverte com inteligência, mesmo abordando um tema já bastante explorado.

7. Perguntas Frequentes sobre Viagem no Tempo (F.A.Q. About Time Travel, 2009):  Três nerds viajam para frente e para trás no tempo, durante as quais tentam evitar o encontro de suas múltiplas versões e descobrir quem quer assassiná-los. Pérola britânica de baixo-orçamento que brinca com todas as referências dos filme do gênero.

6. 12 Macacos (Twelve Monkeys, 1985): O diretor Terry Gilliam é conhecido por suas obras cheias de fantasia e imaginação. Aqui ele coloca Bruce Willis e Brad Pitt lado a lado, num thriller de ficção futurista onde o destino da humanidade depende da erradicação de um perigoso virus que quase a extinguiu em 2035.

5. Crimes do Tempo (Los Cronocrímenes, 2007): Surpreendente filme espanhol onde sujeito entra acidentalmente em uma estranha máquina, descobre que regressou uma hora e meia no tempo e que deve ajudar seu “eu” passado a refazer seus passos, caso contrário, será apagado da existência. Ao tentar reparar as coisas, ele acaba danificando ainda mais a linha temporal com resultados desastrosos.

4. Planeta dos Macacos (Planet of Apes, 1968): Esqueça a refilmagem de Tim Burton realizada em 2001, o clássico sessentista é muito melhor! Não tem quem não se arrepie diante da cena onde Charlton Heston descobre a cabeça da Estátua da Liberdade escondida sob a areia (não assistiu? Que pena… acabei de contar o final!).

3. Série Exterminador do Futuro (Terminator, 1984, 1991, 2003 e 2009): Jim Cameron revolucionou o gênero por duas vezes com esta série, primeiro com o filme original, depois com a sequencia T2, apresentando efeitos visuais inovadores (para a época). Schwarzenegger faz um androide que volta no tempo para eliminar aquela que seria a mãe do futuro líder da resistência dos homens contra as máquinas.

2. A Máquina do Tempo (The Time Machine, 1960): Baseado no clássico de H. G. Wells, conta a história de um cientista (Rod Taylor) do século XIX que constrói uma máquina do tempo e viaja a um futuro distante para aprender o caminho da paz com a evolução dos homens. O que ele encontra é tudo menos evolução. Teve uma refilmagem fuleira em 2002.

1. Trilogia De Volta Para o Futuro (Back To The Future Trilogy, 1985, 1989 e 1990): Não satisfeito em criar uma pequena obra-prima juvenil com o original de 1985, Robert Zemeckis e Bob Gale criaram duas sequências igualmente empolgantes mostrando a existência de uma realidade paralela diferente da qual o Marty McFly (Michael J. Fox), o personagem principal, vivia.

Nota: Você deve ter percebido que, no fim das contas, a lista ficou com 15 filmes… Acho uma crueldade dissociar Back To The Future e Terminator de suas sequências.