10 Melhores Filmes com Batalhas Campais


Melhores Batalhas Medievais

A quantidade de atores envolvidos numa cena não foi o fator determinante para a enumeração deste artigo. Até porque a tecnologia atual permite facilmente criar um exército com uma dúzia de figurantes. O período histórico também foi ignorado. As palavras de ordem desta lista são EMPOLGAÇÃO e REALISMO.

10. O Último Samurai (The Last Samurai, 2004): Mesmo com enredo e final previsíveis, este filme estrelado por Tom Cruise tem o mérito de ser uma superprodução bem acabada. A batalha final entre o equipado Exército Imperial e os samurais que não utilizam armas de fogo sintetiza bem o confronto entre o antigo e o moderno na sociedade japonesa de fins do século XIX, época em que se passa a ação.

9. Spartacus (Spartacus, 1960):  Contratado por Kirk Douglas, produtor executivo e ator principal do projeto, o diretor Stanley Kubrick afirmou ter se sentido amarrado durante toda a produção pois suas idéias raramente eram aprovadas. Mesmo assim, as sequências de ação são incríveis, especialmente a batalha final entre os exércitos de Spartacus e Crassus: antes dela começar efetivamente, Kubrick gasta minutos acompanhando a movimentação das tropas (em tomadas que certamente Peter Jackson memorizou), estabelecendo um clima de tensão admirável. Lançar um épico com cenas de ação marcantes apenas um ano depois de Ben-Hur e sua espetacular corrida de bigas é coisa para poucos.

8. O Império Contra-Ataca (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1981). O segundo, ou melhor, o quinto capítulo da saga espacial de George Lucas traz um emocionante batalha ar/terra no gelado planeta de Hoth. A cena onde os gigantescos droides de transportes (que parecem camelos metálicos) marcham sob o lugar é iconográfica.

7. Lawrence da Arábia (Lawrence Of Arabia, 1962):  Esta superprodução dirigida por David Lean e estrelada por Peter O’Toole  é uma das mais ousadas experiências cinematográficas já vistas.  Um libelo contra o preconceito muito a frente do seu tempo que está sempre presente nas listas de “melhores de todos os tempos” (o American Film Institute  o considera o melhor épico do cinema), e talvez por isso, ainda hoje seja tão assistido por cineastas e pelo público em geral.

6. Ran (Ran, 1985): O gênio Akira Kurosawa adaptou a obra Rei Lear de Shakespeare para o  Japão Feudal.  O perfeccionismo e o bom gosto do diretor está presente em todo o filme, com imagens belas e detalhadas, principalmente nas batalhas grandiosas e sangrentas onde Kurosawa demonstra toda sua maestria em lidar com a linguagem cinematográfica.

5. O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998): A cena inicial, onde assistimos o desembarque alucinado das tropas americanas na praia Omaha em 6 de junho de 1944 (O Dia “D”) é uma das mais realistas já filmadas com muitas mortes e mutilações. Junte a isso uma câmera trepidante que parece saída de um documentário, tiros ensurdecedores e Tom Hanks tentando comandar sua tropa no meio deste frenesi, que você entenderá porque Steven Spielberg é tão reverenciado.

4. O Retorno do Rei (LOTR: The Return Of The King, 2003): O último capítulo da trilogia O Senhor dos Anéis, apresenta uma gigantesca guerra envolvendo seres de várias raças. As cenas são tão bem executadas que até esquecemos que milhares de efeitos visuais foram gastos ali para dar vida aqueles personagens incríveis. Vale lembrar que o capítulo anterior, As Duas Torres, traz também uma excelente cena campal na sequência de invasão do Abismo de Helm.

3. 300 (300, 2007):  Esta adaptação da graphic novel de Frank Miller (que por sua vez era baseada na história real da Batalha das Termópilas) possui algumas das mais incríveis cenas de ação já filmadas. Os estrategistas de games vão perceber que  a tática, a união e a demonstração militar dos valores espartanos estão muito bem retratados na tela. Ponto para o diretor Zack Snyder (Watchmen).

2. Coração Valente (Braveheart, 1995): Sanguinolência, realismo e os discursos inflados do personagem William Wallace (Mel Gibson) antes das longas batalhas transformaram a obra do diretor/ator num clássico instantâneo. Aliás,  os discursos são os melhores já escritos para cinema e são o ex-libris do filme, além do grito de Liberdade no final.

1. A Batalha dos Três Reinos (Red Cliff, 2008/2009): Depois de um período de fracassos nos Estados Unidos, o aclamado diretor John Woo resolveu voltar para a China onde realizou um super-épico de mais de 4 horas de duração (dividido em dois filmes) que desbanca a obra de Mel Gibson do trono. Batalhas grandiosas, coreografias impossíveis e muitos extras, muuuuitos mesmo (para que usar efeitos se na China tá sobrando figurantes?)

Menção de Honra > Band Of Brothers (2001):  Esta aclamada mini-série em dez capítulos co-produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks para o canal pago HBO também traz boas sequências de batalhas campais. Os custos de produção e cenários foram mais caros que os de O Resgate do Soldado Ryan e as cenas seguem a mesma linha ultra-realista do filme.

  • saladino

    Para mim o melhor filme foi Kingdom of Heaven
    é espectacular
    depois claro vem Alexandre o Grande
    Tróia, etc….

  • Felipe

    Só Faltou O SENHOR DOS ANEIS O RETORNO DO REI

  • Legal, vou tentar assistir o Rochedo Vermelho e a série Band of Brothers.

  • Filipe Pedrosa

    Felipe

    tem certeza q faltou??

    õO

  • Gabriel Cabral

    Aff, O Retorno do Rei ?? A batalha do abismo de Helm no filme As Duas Torres é bem mais legal, o início, meio e fim são bem melhores …

  • rangel

    mas pra matar, o último samurai . o filme tem q ser muito bom!!!!

  • Rodrigo

    po nada supera o senhor dos aneis o retorno do rei :)

  • Cláudio

    Cara, como vc faz uma relação dos dez melhores filmes com batalhas campais e não coloca ''CRUZADA''???
    Mas mandou bem em colocar coração valente!!

  • Mariana

    Parabéns, bem legal a lista. Mas na minha opinião deveria ter Rei Arthur, no final quando eles vão enfrentar os "vikings". O velho é muito foda '-'

  • Carlitos

    alguém aí lembrou-se do Gladiador?

    • Pô, Carlitos! Gladiador só tem uma batalha campal no inicio, rápida, e não é lás essas coisas…

  • fbf

    po estao faltando variosss, tem o falcao negro em perigo, a cruzada po o cara defende um reino com 5 mil soldados contra 100 mil inimigos por 5 dias, esse tinha que esta ai, entre outros vlww..

    • Olá, Filipe. Cruzada certamente pegaria a 11ª posição. Mas não lembro de nenhuma batalha campal em Falcão Negro

  • Ruan N.S.R.

    'O SENHOR DOS ANÉIS – O RETORNO DO REI' AAAAAA . não assisti muitos dessa lista, mas minha preferência pertence ao 'Retorno' . PQP EH FODA DEMAIS, TUDO EM SDA EH FODAA *O* ♥

  • muito boa lista!

  • Antony

    Cara como que não tem Tróia,Gladiador ?

    Mais de qualquer jeito Vlw por compartilhar esta lista..

    • Olá, Antony.

      As batalhas em Tróia são bem fracas comparadas aos outros da lista, e Gladiador, só tem uma batalha campal logo no inicio, muito rapida e pouco significativa.

      • E porque não O Último dos Moicanos, não serve também. A Batalha entre Ingleses e Franceses na tomada do Forte. Um belo filme.

  • joel dos anjos

    o senhor dos aneis a trilogia foi muito bom, do cenario ate os atores atuaram muito bem, filmes de batalhas campais sempre me facinaram a luta corpo a corpo, quem era melhor com a espada, ja assistir muitos filmes desse genero mais como o senhor dos aneis nao vi igual, e ele ja tem um tempo imagina se tivesse sido feito nos tempos de hoje com todos os recursos que tem agora imagina em 3d como ficaria os efeitos… parabens pela lista muito bem selecionados os filmes

  • Flavio Zaniz

    Faltou na lista o atual filme Confucius: A Batalha Pelo Império.

    • Bem lembrado, Flavio.

      Ele só entrou nesta lista porque na época ainda não havia sido lançado.

  • MSF

    Também, só pelas imagens prestou a trilogia do Senhor dos Anéis, depois da destruição feita pelo diretor, enchendo de clichês e não percebendo os significados que Tolkien colocou na sua história. Infelizmente, para mim que adoro livros, mesmo sem imagens, tal desprezo pela trilogia em livro me impediu de curtir o segundo e o terceiro filmes. Até hoje, só consigo ver o primeiro, o "menos pior" deles.

  • makito

    Quem disse que a batalha no início do filme gladiador é pouco significativa?
    Não é a quantidade de figurantes que importa e sim toda a dramatização que envolveu essa batalha.
    Vejam a resposta do lider barbaro reprovando a proposta romana e como resposta decepou a cabeça de um soldado romano e entregou-a como troféu para as legiões.Só aí ja demonstra o prenuncio da batalha que viria em seguida.Alem de todo aquele preparo das flechas, dardos e lanças feito pelas legiões dando um tom severo e dramatico nas cenas que são explendidamente encaixadas com a trilha sonora do filme.
    Só quem não tem sensibilidade para não perceber isso.
    Para mim a batalha de gladiador estaria nessa lista tranquilamente.

  • makito

    Digerati, peço desculpas pelas minhas colocações pelo comentário que fiz sobre a falta de sensibilidade sobre a batalha do filme gladiador. Só depois que fiz esse comentário aqui sobre as batalhas campais é que percebi que tinha feito um comentário sobre o filme Centurion em que voce me elogiou. Só pelo fato de voce ter mencionado a espetacular corrida de bigas do filme ben hur, já tiro o chapéu para voce.Não fui feliz no comentário, mas ao meu ver o drama e a tensão que envolveram o clima da batalha do filme gladiador juntamente com a trilha sonora foram execelentes.

    • Olá, Makito.

      Filme envolvem paixão. E a paixão por eles nos faz defendê-los como afinco. Fique tranquilo, não levei seu comentário para o lado pessoal. Aliás, quem dera os comentários "discordantes" apresentassem tão bons argumentos quanto o seu!

  • Raphael

    Olá,Getro.
    Parabéns pela lista,está impecavel.Pode parecer bobagem o que vou dizer agora,mas a primeira cena de Gangues de Nova York,de Martin Scorcese,em que a gangue de Lian Nesson luta contra a de Daniel Day Lewis,embalada pela boa trilha sonora de Howard Shore,com uma bela fotografia e a violencia impactante,tipica dos filmes de Martin, não merecia um lugar na lista?Aliás essa é uma cena de batlha campal?

    • Merecia sim, Raphael. Bem lembrado!

    • carlos

      e isso ai cara

    • Ruan D’Carmo

      hahaha já sei o que assistir novamente hoje 😀

  • Domingos

    Acho que faltou O Patriota, excelente filme no meu modo de ver, mais para mim o imbatível ainda, é O Ultimo Samurai. mais sua lista está de parabéns.

  • gabriel

    alguns dos melhores filmes de espadas são tróia e gladiador

  • Karolaynne

    Só faltou “Rei Arthur”

  • glauber

    na minha opinião o retorno do rei,cruzada e coração valente são os melhores filmes de batalhas. mas além de cruzada o patriota também deveria estar nessa lista

  • igor

    o melhor é gengis khan, q ñ ta na lista. mas é normal, pq quem gostou d 300 ñ sabe oq é filme

  • junior

    troia e muito bom , a valentia de heitor , e a covardia de aquiles nao pode ficar de fora
    valeeuuuu

  • Jean

    gladiador so tem uma batalha campal mais é muito bem feito e aqulas trilhas sonoras claro essas listas é de batalha campal e tmb troia muito bem feito aquelas guerra e elas nao sao fracas filme muito repitido dificil de umma pessoa nao ter assisitido mais é um dos melhores

  • Marco Aurélio

    A lista ficou muito boa, creio eu que só faltou A Cruzada qual quer filme que envolvam guerras medievais tem que ter esse filme cujo nem preciso dizer como belian defende jerusalém.

  • Marco Aurélio

    E acho também que band of brothers mesmo sendo uma série deveria ser a primeira.

  • RuiPlayer PT

    Troia devia de estar aqui

  • ailton

    Trabalhei em uma vídeo locadora dos anos(1998-2006) assisti quase todos os filmes que você colocou nesta lista…pena ser só 10 filmes bons…