Melhores Batalhas Medievais

A quantidade de atores envolvidos numa cena não foi o fator determinante para a enumeração deste artigo. Até porque a tecnologia atual permite facilmente criar um exército com uma dúzia de figurantes. O período histórico também foi ignorado. As palavras de ordem desta lista são EMPOLGAÇÃO e REALISMO.

10. O Último Samurai (The Last Samurai, 2004): Mesmo com enredo e final previsíveis, este filme estrelado por Tom Cruise tem o mérito de ser uma superprodução bem acabada. A batalha final entre o equipado Exército Imperial e os samurais que não utilizam armas de fogo sintetiza bem o confronto entre o antigo e o moderno na sociedade japonesa de fins do século XIX, época em que se passa a ação.

9. Spartacus (Spartacus, 1960):  Contratado por Kirk Douglas, produtor executivo e ator principal do projeto, o diretor Stanley Kubrick afirmou ter se sentido amarrado durante toda a produção pois suas idéias raramente eram aprovadas. Mesmo assim, as sequências de ação são incríveis, especialmente a batalha final entre os exércitos de Spartacus e Crassus: antes dela começar efetivamente, Kubrick gasta minutos acompanhando a movimentação das tropas (em tomadas que certamente Peter Jackson memorizou), estabelecendo um clima de tensão admirável. Lançar um épico com cenas de ação marcantes apenas um ano depois de Ben-Hur e sua espetacular corrida de bigas é coisa para poucos.

8. O Império Contra-Ataca (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1981). O segundo, ou melhor, o quinto capítulo da saga espacial de George Lucas traz um emocionante batalha ar/terra no gelado planeta de Hoth. A cena onde os gigantescos droides de transportes (que parecem camelos metálicos) marcham sob o lugar é iconográfica.

7. Lawrence da Arábia (Lawrence Of Arabia, 1962):  Esta superprodução dirigida por David Lean e estrelada por Peter O’Toole  é uma das mais ousadas experiências cinematográficas já vistas.  Um libelo contra o preconceito muito a frente do seu tempo que está sempre presente nas listas de “melhores de todos os tempos” (o American Film Institute  o considera o melhor épico do cinema), e talvez por isso, ainda hoje seja tão assistido por cineastas e pelo público em geral.

6. Ran (Ran, 1985): O gênio Akira Kurosawa adaptou a obra Rei Lear de Shakespeare para o  Japão Feudal.  O perfeccionismo e o bom gosto do diretor está presente em todo o filme, com imagens belas e detalhadas, principalmente nas batalhas grandiosas e sangrentas onde Kurosawa demonstra toda sua maestria em lidar com a linguagem cinematográfica.

5. O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998): A cena inicial, onde assistimos o desembarque alucinado das tropas americanas na praia Omaha em 6 de junho de 1944 (O Dia “D”) é uma das mais realistas já filmadas com muitas mortes e mutilações. Junte a isso uma câmera trepidante que parece saída de um documentário, tiros ensurdecedores e Tom Hanks tentando comandar sua tropa no meio deste frenesi, que você entenderá porque Steven Spielberg é tão reverenciado.

4. O Retorno do Rei (LOTR: The Return Of The King, 2003): O último capítulo da trilogia O Senhor dos Anéis, apresenta uma gigantesca guerra envolvendo seres de várias raças. As cenas são tão bem executadas que até esquecemos que milhares de efeitos visuais foram gastos ali para dar vida aqueles personagens incríveis. Vale lembrar que o capítulo anterior, As Duas Torres, traz também uma excelente cena campal na sequência de invasão do Abismo de Helm.

3. 300 (300, 2007):  Esta adaptação da graphic novel de Frank Miller (que por sua vez era baseada na história real da Batalha das Termópilas) possui algumas das mais incríveis cenas de ação já filmadas. Os estrategistas de games vão perceber que  a tática, a união e a demonstração militar dos valores espartanos estão muito bem retratados na tela. Ponto para o diretor Zack Snyder (Watchmen).

2. Coração Valente (Braveheart, 1995): Sanguinolência, realismo e os discursos inflados do personagem William Wallace (Mel Gibson) antes das longas batalhas transformaram a obra do diretor/ator num clássico instantâneo. Aliás,  os discursos são os melhores já escritos para cinema e são o ex-libris do filme, além do grito de Liberdade no final.

1. A Batalha dos Três Reinos (Red Cliff, 2008/2009): Depois de um período de fracassos nos Estados Unidos, o aclamado diretor John Woo resolveu voltar para a China onde realizou um super-épico de mais de 4 horas de duração (dividido em dois filmes) que desbanca a obra de Mel Gibson do trono. Batalhas grandiosas, coreografias impossíveis e muitos extras, muuuuitos mesmo (para que usar efeitos se na China tá sobrando figurantes?)

Menção de Honra > Band Of Brothers (2001):  Esta aclamada mini-série em dez capítulos co-produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks para o canal pago HBO também traz boas sequências de batalhas campais. Os custos de produção e cenários foram mais caros que os de O Resgate do Soldado Ryan e as cenas seguem a mesma linha ultra-realista do filme.