A Gangue dos Dobermans

Aqui em Chicago (EUA) está fazendo um frio do cacete, com termometros chegando a -2ºC. E foi sob este clima extremamente agradável que fui “obrigado” a levar minha filha Cassie ao cinema no último final de semana. Pensei que ia encontrar uma sala vazia, mas a petizada compareceu em massa para assistir Hotel For Dogs (“Um Hotel Bom Pra Cachorro”, aí no Brasil) apesar do filme ter estreado em janeiro.

A Gang dos DobermansA história bobinha sobre dois adolescentes que começam a catar tudo quanto é cachorro de rua e colocar num hotel abandonado, tem final edificante, mas é feita para crianças e só. A fita só serviu para lembrar-me da primeira vez que assisti A Gangue dos Dobermans, um filmeco de 1972 que a TVS (SBT) reprisava até a exaustão. Eu devia ter uns oito anos e fiquei bastante impressionado com a “performance” dos cachorros (hoje percebo que eram melhores que os atores humanos do filme).

A produção, de baixo orçamento, tinha um roteiro bem interessante. Cansado de  assaltos a bancos mau-sucedidos, um criminoso tem a ideia de treinar cães para fazer o serviço sujo. Escolhe trabalhar com seis dobermans – raça que era tida como a mais feroz. Com a ajuda de um ex-combatente do Vietnã, expert em adestramento, os bichos vão se tornando verdadeiras armas letais.

Os carinhosos cachorrinhos tinham nomes de criminosos famosos: Dillinger, Bonnie, Clyde, Baby Face Nelson, Pretty Boy Floyd e Ma Barker. Pode? O divertido eram as cenas de ação, muito bem arquitetadas (como vocês podem ver no video abaixo) e a trilha sonora envolvente com influências de jazz e soul lembrando bastante o tema da Swat (tararam, tararam, tam, tam, tam!), seriado que passava na época e eu adorava.

Pesquisando na web, descobri que o filme teve três sequências (sem o mesmo sucesso), todas dirigidos pelo mesmo Byron Chudnow responsável pelo original. Um deles, inclusive, mostrando que os dobermans também podem ser bonzinhos. Tudo isto num idílico anos 80 onde ninguém conhecia o animalesco Pitbull.

Detalhe: O sofrimento canino vai continuar aqui em casa. Enquanto escrevia este artigo, escutei a patroa e a filhota programando em alugar o blu-ray de Beverly Hills Chihuahua (“Perdido Pra Cachorro”) nesse final de semana.

  • elisandro

    muito bom esse filme,gostei muito,foi bom relembrar.

  • Tais Zacaron

    gostei muito do filme, podia passar novamente na tv.

  • Haroldo Carvalho de

    Sou fascinado por esse Filme. Gostaria de assistir mais vezes.
    Gostaria que vocês me ajudassem a conseguir uma cópia desse filme gravado em DVD.

    • Ola Haroldo. Não faço a minima ideia de onde encontrar este titulo no Brasil. Tente os sebos quando for a Salvador.

  • Enio

    Nossa ja a algum tempo estou atras desse grande filme, um dos melhores que ja vi, agora estou procurando a continuação dele alguem sabe me informar onde encontrar?
    Abraço

  • ABREU JOSÉ

    É um grande filme.um dos melhores que já vi.

  • sergio Luiz Cavasin

    Gostaria de adquirir a fita ou DVD
    alguem tem pra vender?

  • marcelo

    esse filme e da hora nunca vi igual com animais sou treinador de caes

  • Sergio Ruiz

    Era adolecente e assisti ao mesmo, realmente na época eram os cães mais temidos.

  • Antonio manuel do ro

    Sou louco por animais. Os adoro são a minha alegria.
    Obrigado por esta lembrança.

  • isaac

    adorei o filme .meu pai tem um dobermam que avemaria ele obedecse a tudo que pai manda ele tomou anabolizante o treinamento .oi duro amarraram no bagageiro da moto e acelerava no massimo depois parava de vez o cachorro ficou um monstro de grande e forte e valente tambem chau fuuiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Sandra Malba Dias

    Se bem que a TV SBT deveria passar novamente este filme, pois ele é explendido….A Gang dos Dobermans

  • bia

    esse foi o melhor filme que ja assisti na minha vida eu tinha uns nove anos esse filme nunca mais saiu da minha cabeça se vcs sober onde consigo assistir ele novamente fico-lhe miuto grata

    • Everton Martins

      Você não assistiu muita coisa né?

  • LUH

    TAMBEM AMEI ESTE FILME, NUNCA MAIS SAIU DA MINHA CABECA SO TEM UM PROBLEMA QUANDO COMENTO ALGO SOBRE ELE TODOS RIR DE MIM, FALA QUE NUNCA OUVIU FALAR, AINDA BEM QUE AGORA ENCONTREI ALGUEM QUE JA VIU ESTE FILME. GTE EU GOSTARIA MUITO DE TER ESSE FILME PARA PROVAR PROS MEUS AMIGOS QUE ELE EXI8STE………ME AJUDE…………